quarta-feira, 25 de março de 2020

O AVC na Bíblia

Paul Broca, em 1861, conta à sociedade científica o caso de um doente que apresentou afasia motora e hemiparesia direita após ter sofrido uma lesão no giro frontal inferior esquerdo. É um marco na disciplina de neurologia, um sinal descrito há dois mil anos no Livro Sagrado.



















Se eu me esquecer de ti, Oh Jerusalém, que a minha mão direita se paralise; 
- Que minha língua se me apegue ao paladar, se eu não me
lembrar de ti, se não puser Jerusalém acima de todas as minhas alegrias...
(Salmos 137:5)


            Esta talvez seja a primeira descrição de um AV Encefálico, no salmo 137, traduzindo-se numa invocação a um castigo correspondente a acidente vascular encefálico da artéria cerebral média esquerda. A paralisia da mão e a imobilidade da língua é uma sintomatologia clássica de AVE com hemiparesia direita e afasia motora. 

REFERÊNCIAS:
1.Resende LA, Weber SA, Bertotti MF, Agapejev S. Stroke in Ancient Times: A Reinterpretation of Psalms 137:5,6. Arq Neurosiquiatr. 2008;66:581–3.
2.Tubbs RS, Loukas M, Shoja MM, Cohen-Galdol AA, Wllons III JC, Oakes WJ. Roots of Neuroanatomy, Neurology, and Neurosurgery as found in the Bible and Talmud. Neurosurgery. 2008;63:156–63.

Sem comentários:

Enviar um comentário