domingo, 17 de maio de 2020

Um livro em tempos de pandemia. Nota de leitura

UJVARI, Stefan Cunha. A história da humanidade contada pelos vírus. 
São Paulo: Editora Contexto, 2012. 202 p.






As doenças têm história, explica tão bem Jacques Le Goff,  precisamente no seu livro As doenças têm história, de 1997, da Editora Terramar. Por outro lado, a malária, sífilis, tuberculose, influenza, Sida-HIV, sarampo.  zika e outros males que atacam a humanidade revelam muito mais da nossa história do que se pode imaginar.

O trajeto do homo sapiens sapiens ao longo do tempo, pelos 5 continentes, a utilização de roupas, a convivência com os animais, o encontro com outros humanos é desvendado com o estudo microscópio de vírus, bactérias, parasitas que ou se cruzaram ou se cruzam no caminho do Homem. 

Vírus, bactérias e parasitas são seres microscópicos tantas vezes protagonistas centrais do processo histórico, e não meros assistentes O ADN dos microrganismos é um meio através do qual podemos saber quando e como as epidemias iniciais apareceram, de que forma acabaram por condicionar a existência humana, dizimando populações, promovendo conflitos, estimulando êxodos, enfraquecendo povos. Permite estudar a história e a pré história humanas.
Este livro é escrito por um  médico infeciologista brasileiro, Stefan Cunha Ujvari, muito fácil de ler, e empurra a genética, definitivamente, para dentro das ciências da vida.
Composto por seis capítulos, basicamente, Ujvari, aborda a convivência dos humanos com os microrganismos, os impactos recíprocos e o perigo desta relação. Os seis capítulos são: “África: estação de origem”, “Pegadas microscópicas na migração humana”, “Chegada à América”, “Nasce a agricultura: o perigo mora ao lado”, “Domesticação dos animais. Vírus fazem a festa” e “O ataque continua”. 
A história da humanidade contada pelos vírus é um livro transversal e interessante para  todos, sejam profissionais de saúde, historiadores, antropólogos, sociólogos, economistas, geneticistas e agrónomos. Coloca no centro da discussão estes microrganismos fundamentais para percebermos como são centrais na história do Humano, pelas suas interdependências na construção dessa mesma história 
Um livro bem escrito e repleto de informações esclarecedoras. Vale a pena ler. 

Sem comentários:

Enviar um comentário