quinta-feira, 8 de novembro de 2018

ELVIS





Perceber a apropriação da cultura, da banda desenhada, da literatura, da arquitetura, da história, da noçao de corpo pelos raios-X é a nossa área de interesse

Shok-1, é um artista britanico, pioneiro no aerossol x-Ray Art. Esta imagem de "street art" o autor intitulou-a "ELVIS" e está na Cervejaria Truman em Londres. Feita em spray apenas e retrata uma radiografia da famosa "pelvis" de Elvis Presley.

De facto, o autor o que faz é avaliar a apropriação cultural dos raios-X, e entra num debate intelectual/artistico entre Warhol e ele mesmo. Elvis apropriou-se da cultura negra, os movimentos das suas ancas tornaram-nas sexualizadas, sendo alguma vezes chamado Elvis Pelvy, mesmo que inicialmente fosse considerado chocante e nojento, foi esta iconografia que lhe granjeou parte da sua fama. 

A peça poderia ser vista como uma alegoria para a relação entre o graffiti e a arte de rua - o último poderia ser visto como uma versão mainstream, aceitável do grimier e menos aceitável.

A pintura é apresentada em preto em um fundo de prata, referindo-se à paleta das famosas pinturas de Elvis por Warhol. Shok usa as cores para fazer um ponto irônico: ' Prata e preto também são a espinha dorsal do graffiti ortodoxo, muitas vezes usado em busca da fama - ironicamente a própria tela de prata dos escritores ".

ver a sua página aqui

Shok em ação.https://vimeo.com/8809848
Instagram https://www.instagram.com/shok_1/?hl=pt

Sem comentários:

Enviar um comentário